Como aliviar a náusea durante o tratamento com Ozempic e similares?
Usuários de medicamentos para emagrecer, como o Ozempic, costumam relatar náuseas e vômitos nas primeiras semanas de uso

Enjoo, náuseas e vômitos são efeitos colaterais bastante frequentes entre os usuários de medicamentos à base de semaglutida, destinados ao tratamento da diabetes tipo 2 e perda de peso. Os sintomas são mais comuns nos dias seguintes ao uso e na troca de dosagem.
Esses efeitos colaterais ocorrem porque medicamentos à base de semaglutida (como o Ozempic, Wegovy ou Rybelsus) são análogos do hormônio GLP-1 e lentificam a velocidade de esvaziamento do estômago após as refeições. O objetivo é aumentar a saciedade.
Assim, os alimentos ingeridos demoram mais tempo para sair do estômago e seguir o processo de digestão, aumentando a sensação de náuseas.
“Esse efeito é benéfico para o controle da glicose e da fome, pois proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo. No entanto, ele também pode gerar desconfortos gastrointestinais, como sensação de estômago cheio, náuseas e até vômitos”, explica a endocrinologista Flávia Pieroni, do São Marcos Saúde e Medicina Diagnóstica.
O médico, que também é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), conta que os pacientes que usam a semaglutida podem demorar até 20 semanas para alcançar a dose máxima do medicamento, uma vez que ela deve ser ajustada a cada quatro semanas.
Embora os efeitos colaterais sejam considerados comuns, não são todas as pessoas que os apresentam. Entre as que passam por eles, a maioria relata melhora em até dois meses após o início do tratamento.
“É fundamental fazer o escalonamento correto da dose do medicamento”, alerta a endocrinologista Marla Cruz, diretora médica de análises clínicas da Dasa Nordeste.
Como aliviar a náusea durante o tratamento?
Para diminuir esse efeito colateral, o ideal é iniciar o tratamento com doses menores, aumentando gradualmente conforme a tolerância.
“Pacientes que, na primeira semana de uso da medicação apresentam náusea forte, podem fazer o escalonamento da dose mais lentamente. Por exemplo, esperando mais algumas semanas para subir a dose”, orienta Mancini.
Depois de começar o tratamento, criar o hábito de fazer refeições menores, com intervalos mais curtos, e evitar alimentos muito gordurosos ou condimentados. Também é importante comer mais devagar.
Além disso, é recomendado evitar ingerir bebidas gaseificadas durante as refeições, bem como o consumo de álcool. Outra recomendação é não deitar para dormir logo depois de comer, quando o estômago ainda está cheio.
Alimentos que diminuem as náuseas
Alguns alimentos ajudam a diminuir as náuseas, como frutas, arroz, batata, frango e peixes magros. Outra dica é tomar bastante água durante o dia, mas não durante as refeições.
A prática de exercícios físicos é fundamental para garantir melhores resultados no tratamento, mas eles devem ser evitados logo depois das refeições porque, com a medicação, a comida fica mais tempo no estômago.
Se o sintoma persistir, é importante procurar o médico. Medicamentos para enjoo só devem ser usados com orientação