Equipe do Ipaam realiza inspeção técnica em projeto de extração de potássio em Autazes

Na última quarta-feira (23/04), técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizaram uma vistoria técnica nas instalações do projeto de extração de potássio da empresa Potássio do Brasil, localizado no município de Autazes, a cerca de 113 km de Manaus. A visita ocorreu a convite da empresa, com o intuito de apresentar os progressos realizados desde a concessão das licenças ambientais.
Durante a visita, a equipe percorreu pontos estratégicos do empreendimento, como o “furo 43”, onde foi confirmada a presença da camada mineralizada de potássio. As áreas destinadas aos poços verticais (shafts), que integrarão a estrutura de extração, também foram inspecionadas. Outro ponto da vistoria foi a comunidade de Urucurituba, onde está instalada a sede da empresa contratada para a supressão vegetal. O local abriga escritórios administrativos e alojamentos.
O grupo ainda examinou o terreno onde será construído o terminal de minério e o porto, atualmente em fase de supressão vegetal. Também visitaram o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) provisório, criado para o resgate e manejo da fauna da região, conforme exigências das medidas mitigadoras do licenciamento ambiental.
Outro destaque da visita foi o viveiro de mudas implantado pela empresa, que abriga espécies nativas e frutíferas voltadas à recomposição de áreas impactadas. De acordo com Mayara Barbosa, engenheira química da Gerência de Recursos Minerais do Ipaam, o projeto ainda está nos estágios iniciais, com foco no acompanhamento das primeiras etapas.
A inspeção contou com a presença do presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit. Na ocasião, também foi avaliado o trecho da estrada que dará acesso à planta industrial, cujo traçado poderá ser ajustado para aprimorar a logística da operação. O empreendimento é considerado estratégico para diminuir a dependência do Brasil em relação à importação de fertilizantes.