Oficinas gratuitas abordam cultura, empoderamento e fotografia em Manaus
Oficinas gratuitas acontecem entre julho e setembro no Parque das Tribos, direcionadas ao público indígena O post Oficinas gratuitas abordam cultura, empoderamento e fotografia em Manaus apareceu primeiro em Rede Onda Digital.

Estão abertas as inscrições para duas oficinas gratuitas do Projeto Cultura Raiz: Olhares do Parque das Tribos, voltadas ao fortalecimento da cultura indígena através da qualificação profissional. Oficinas de Empreendedorismo Cultural e Cartas Caruanas (empoderamento feminino) acontecerão entre julho e setembro no Parque das Tribos, zona oeste de Manaus.
O projeto também oferece a Oficina de Fotografia com Celular, que já teve suas inscrições esgotadas e iniciou no Parque das Tribos no último sábado (3), proporcionando a jovens indígenas novas oportunidades de aprendizado e geração de renda.
O Projeto Cultura Raiz é uma iniciativa da Associação Zagaia Amazônia, em parceria com lideranças indígenas locais, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal. A ação conta com patrocínio do Instituto Aegea e da Águas de Manaus.
Empreendedorismo cultural
A Oficina de Empreendedorismo Cultural, com início previsto para o dia 19 de julho, terá cinco encontros e abordará temas como gestão, inovação e liderança. O objetivo da formação é incentivar a criação de negócios que respeitem o meio ambiente e valorizem as expressões culturais indígenas.
Oficina Caruanas
A Oficina Caruanas, com início agendado para 30 de agosto, também contará com cinco encontros e tem como objetivo proporcionar não apenas o empoderamento feminino indígena, mas também promover reflexões e práticas de autocuidado em um contexto de grandes desafios globais. A oficina nasce da compreensão de que o poder das mulheres, enraizado em sua cultura e ancestralidade, é também ponte para diálogos vitais sobre saúde, bem-estar e o papel das mulheres como agentes de transformação em suas comunidades.
Oficinas de Fotografia com celular
O projeto também oferece a Oficina de Fotografia com Celular, voltada para jovens indígenas. Primeira oficina do projeto a ser realizada, a formação teve início no último sábado (3), no Malocão, no Parque das Tribos. A oficina aborda técnicas de fotografia com celulares, incentivando o registro da diversidade cultural do Parque das Tribos. As imagens produzidas durante a formação poderão ser comercializadas por meio do banco de imagens Amazônia Stock, o que pode gerar oportunidades de renda para os participantes.
A oficina disponibilizou os 20 celulares usados na atividade.