STF marca julgamento Carla Zambelli e hacker Walter Delgatti por invasão ao sistema do CNJ
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 9 de maio o início do julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto. Ambos são acusados de envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. O caso será analisado no plenário […] O post STF marca julgamento Carla Zambelli e hacker Walter Delgatti por invasão ao sistema do CNJ apareceu primeiro em Rede Onda Digital.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 9 de maio o início do julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto. Ambos são acusados de envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.
O caso será analisado no plenário virtual do STF até o dia 16 de maio. Os ministros vão decidir se os réus devem ser condenados ou absolvidos pelas acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo a denúncia, Zambelli teria sido a idealizadora da ação criminosa, com o objetivo de criar um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Delgatti, que assumiu a autoria da invasão, declarou ter agido a pedido da parlamentar.
A deputada, por sua vez, nega qualquer envolvimento e afirma que nunca solicitou qualquer tipo de ataque ao sistema do CNJ. Mesmo com a confissão de Delgatti, sua defesa alega ausência de provas concretas que liguem Zambelli à execução do crime.
O julgamento é visto como um teste importante da atuação do STF diante de crimes cibernéticos com motivação política.